Giro

Meteoro de grande magnitude com luminosidade superior à da Lua é registrado no RS

Crédito: Divulgação / Observatório Espacial Heller & Jung

O fenômeno astronômico foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara (Crédito: Divulgação / Observatório Espacial Heller & Jung)

Um meteoro de grande magnitude caiu na madrugada desta quinta-feira, 1º, no Rio Grande do Sul, despertando a atenção de gaúchos que viram a noite “virar dia” por alguns segundos. O fenômeno astronômico foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara, na região do Vale do Paranhana. A explosão iluminou o céu da Serra gaúcha à 1h09 (horário de Brasília), sendo superior à claridade da Lua.

Esse foi o maior meteoro registrado desde o início dos trabalhos no centro, em 2016. Ele começou a brilhar a uma altitude de 89,5 km sobre a zona rural de Caxias do Sul, na região da Serra. O clarão também foi registrado em parte de Santa Catarina.

+ Ondas de frio faz nevar no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Conforme Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório e diretor científico da região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), o fenômeno se trata de um “superbólido” – meteoro extremamente brilhoso que provoca uma claridade maior do que o tipo fireball, que não explode no final.

“Durante seis segundos, o meteoro brilhou intensamente, superando facilmente o brilho da lua cheia até sua explosão final e extinção a 22 Km de altitude sobre o município de Vacaria, também no Rio Grande do Sul”, explicou ao Estadão.

Desde o começo do ano, o observatório já registrou mais de 11 mil meteoros, porém todos de baixa magnitude e massa. “Foi um bólido de grande magnitude, o maior registrado até agora, inclusive no Rio Grande do Sul”, afirmou Jung.

Dificilmente a queda de um bólido traz riscos quando entra na atmosfera, informou a MetSul Meteorologia. “Os fragmentos quando entram na atmosfera ‘pegam fogo’ e viram essa bola de fogo que explode ao final”, ressalta Estael Sias, meteorologista da MetSul.

Confira o vídeo com o fenômeno:

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?