Um meteoro foi avistado na manhã da última segunda-feira (17) na Bahia e registrado por câmeras do “Clima Ao Vivo”. O objeto cruzou o céu do Estado por volta das 10h e pode ser observado em diversas cidades, conforme a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

Nas redes sociais, moradores da Bahia relataram que, durante a passagem do meteoro, houve forte barulho de explosão. O “Clima Ao Vivo” mantém 28 câmeras na Bahia para monitorar o que ocorre no céu do Estado.

+ Inpe, Inmet e Censipam se integram e criam Sistema Nacional de Meteorologia

Veja o momento quando o meteoro cruza o céu da Bahia:

De tão intenso, ele foi classificado como um bólido —um meteoro maior, muito luminoso e explosivo. Especialistas afirmam que poder ver um desses durante o dia é raro, já que no Brasil inteiro há uns três ou quatro registros por ano. Durante o dia, é mais difícil ainda de ser percebido, mas desta vez a gente tem imagens.

Deu para ver o brilho até mesmo do espaço. O sistema de capturas de raios do satélite meteorológico GOES-16 registrou o grande flash de luz emitido no momento em que a rocha espacial entrou na nossa atmosfera.

Há outros fatores que ainda estão sendo estudados, como velocidade e ângulo de entrada, que podem determinar a trajetória e prever se sobraram meteoritos.