A economia do metaverso deverá movimentar aproximadamente US$ 8 trilhões, podendo chegar a US$ 13 trilhões até 2030. Um relatório do banco Citi mostra que esse universo atrairá cerca de cinco bilhões de usuários. Para os analistas da instituição financeira, esses números estão relacionados ao possível investimento em tecnologia e infraestrutura.

Segundo o relatório, o metaverso precisa de uma eficiência computacional superior a 1mil vezes em comparação aos níveis atuais. Para o banco, os investimentos devem ser realizados nas áreas de infraestrutura de rede, armazenamento, hardware de consumidor e plataformas de desenvolvimento de jogos.

+ Metaverso: conheça as novas profissões criadas já com alta demanda

O relatório diz ainda que o metaverso deve se transformar na próxima geração da internet ou Web 3. “Esse ‘metaverso aberto’ seria de propriedade da comunidade, governado pela comunidade e uma versão livremente interoperável que garante privacidade como premissa”, aponta o relatório. Os casos de uso incluem comércio, arte, mídia, publicidade, saúde e colaboração social.

Além disso, o banco espera que o dinheiro do metaverso seja diferente do dinheiro do mundo real. Os analistas acreditam na existência de diferentes formas de criptomoedas que devem dominar o ambiente, ao lado de moedas fiduciárias, moedas digitais do banco central (CBDCs) e stablecoins.