Relatório elaborado pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU publicado nesta segunda-feira (28) aponta que quase metade da população mundial é altamente vulnerável às mudanças climáticas que podem ocorrer nas próximas décadas. 

O documento aponta que o aquecimento global é uma das principais ameaças para a população mundial. Uma mudança média de 1,5 ºC na temperatura do planeta é capaz de alterar drasticamente a saúde física do ser humano além de colocar diversas espécies de animais em risco. 

+Brasil tem 80,35% da população vacinada com ao menos a primeira dose contra covid

 “A mudança climática não está à espreita ao virar da esquina pronta para atacar. Ela já está sobre nós”, disse Inger Andersen, diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em entrevista coletiva.

O relatório também alerta que até 2050, 1 bilhão de pessoas que moram em cidades costeiras e de baixas latitudes estarão em risco climático. Caso haja um aumento de 2 ºC até o final do século, até 3 bilhões de pessoas podem sofrer com falta de água por conta de secas no mundo todo.