Giro

Mestre da literatura italiana, Roberto Calasso morre aos 80 anos

Mestre da literatura italiana, Roberto Calasso morre aos 80 anos

Cliente visita livraria em Roma

ATENAS (Reuters) – O escritor italiano Roberto Calasso, “uma instituição literária em uma pessoa só”, cujas explorações eruditas do mito e da literatura foram traduzidas em mais de 20 línguas, morreu aos 80 anos, afirmou a editora Adelphi nesta quinta-feira.

Filho de um professor universitário antifascista, Calasso nasceu em Florença em 1941 e rapidamente demonstrou uma inteligência literária prodigiosa, lendo o monumental “Em Busca do Tempo Perdido”, de Proust, aos 13 anos.

Fluente em várias línguas, seus trabalhos mais conhecidos são “A Ruína de Kasch”, “Ka” e “As Núpcias de Cadmo e Harmonia”, uma versão do mundo da mitologia grega, mas seus assuntos variavam de deuses antigos ao pintor Tiepolo e escritores como Kafka e Baudelaire.

Ele também estabeleceu uma posição de destaque na vida cultural italiana como diretor da editora de prestígio em Milão, Adelphi Edizioni, na qual trabalhou por quase 60 anos e que comprou em 2015 para impedir que fosse vendida ao grupo Mondadori.



A dificuldade de classificar Calasso foi resumida pelo escritor Italo Calvino que disse que “A Ruína de Kasch” era sobre duas coisas. A primeira seria o estadista francês Talleyrand. A segunda, todo o resto.

A Paris Review uma vez o chamou de “instituição literária em uma pessoa só” e, com sua mistura esotérica de interesses –de Marlon Brando a escritores do século 17 sobre hieróglifos– ele se tornou um dos escritores italianos mais reconhecidos internacionalmente.

(Por James Mackenzie)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6S1B3-BASEIMAGE

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago