Nos últimos dias aconteceu a Monterey Car Week, uma feira anual de carros realizada em Pebble Beach, na Califórnia, EUA. Dos carros que foram leiloados pelas várias casas de leilões presentes no evento, a venda de um Mercedes-Benz 300 SL Alloy Gullwing, de 1955, da RM Sotheby’s chamou atenção.

O motivo é que este modelo de Gullwing, conhecido como o “Santo Graal” da categoria, foi vendido no último dia da feira, pela bagatela de pouco mais de US$ 5 milhões (R$ 25,5 milhões, na conversão atual).

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Na época em que foi lançado, o carro chegou a ser considerado o mais rápido entre os que estavam sendo fabricados, atingindo uma velocidade máxima de 264 km/h.

O Mercedes é conhecido como uma raça à parte de todos os outros Gullwings. O carro é o 21º de apenas 29.300 SLs com carroceria de alumínio produzidos no mundo. Para alguns, o modelo é visto como o equivalente da Mercedes ao 250 GTO da Ferrari.

O alto valor desembolsado também rendeu ao comprador um carro icônico, com todas as atualizações de fábrica e restaurações realizadas pelo especialista Kienle Automobiltechnik, reconhecido mundialmente pelo trabalho. 

Além disso, o veículo vem com um histórico documentado e verificável que resgata informações desde sua compra original, o transporte para os EUA no início dos anos 1960 e o retorno à Alemanha em 1989, para a restauração.

O carro ainda vem com todos os números originais do chassi, motor, caixa de câmbio, eixo traseiro, caixa de direção e eixos dianteiros. O hodômetro marca 1.620 milhas (2.607 km), mas não se sabe exatamente se esse número representa o total rodado desde a restauração.

Mesmo sendo um valor bastante expressivo, o valor pago no Mercedes-Benz 300 SL Alloy Gullwing não chegou nem aos pés do maior preço já pago por um carro da categoria. Em maio deste ano, um “parente” do veículo, conhecido como ‘Ulenhaut Coupe’ se tornou o carro mais valioso do mundo vendido por US$ 143 milhões (R$ 728,3 milhões), também vendido pela RM Sotheby’s. As informações são do AutoEvolution.