Ele se chama Vision EQXX, foi apresentado ao mundo na tarde da segunda-feira (3) e traduz o que a Mercedes-Benz entende como o carro do futuro. Segundo o premiado designer Gorden Wagener, chefe de projeto da montadora alemã, a ideia é “elevar a experiência do usuário ao próximo nível de luxo digital”. Isso não se reflete apenas nas elegantes linhas externas ou no revolucionário painel de instrumentos.

Vision EQXX
Vision EQXX (Crédito:Divulgação)

A montadora afirmou ter criado algo nunca visto na indústria automotiva a partir do uso de Inteligência Artificial para “cuidar o tempo todo” de quem está a bordo. E também do planeta. Materiais como fibra de bambu, polímeros de seda sintética e até filamentos de fungos (estruturas leves também conhecidas como micélio ou Mylo, em seu uso industrial) foram aplicados em substituição a peças de plástico e ao revestimento em couro.

De acordo com o CEO do grupo Daimler, Ola Källenius, a combinação de tecnologia, leveza e aerodinâmica permite ao Vision, que é 100% elétrico, rodar 1 mil quilômetros com apenas uma carga. Ainda não há preço nem previsão de lançamento do carro no Brasil.

Vision EQXX
Vision EQXX (Crédito:Divulgação)

(Nota publicada na edição 1255 da Revista Dinheiro)