A Mercedes-Benz apresentou um carro conceito que muda a interação homem-veículo. A montadora quer lançar o controle de veículos por pensamento, onde o motorista só precisará pensar no caminho e ser levado automaticamente pelo carro.

O VISION AVTR, como o carro é batizado, também troca a luz ambiente e muda a estação de rádio pelo pensamento. A novidade pode ser conferida em Munique, na Alemanha, até 12 de setembro no Salão do Automóvel.

Apresentado pela primeira vez na Consumer Electronics Show em 2020, nos Estados Unidos, o carro é uma parceria entre a montadora e a Disney. A novidade é inspirada na conexão neuronal apresentada no filme Avatar.

+ Apple Car contrata ex-engenheiros da Mercedes para projeto

Classificado como uma interface cérebro-computador (BCI na sigla em inglês), a ferramenta já é debatida no campo da medicina como uma opção viável para ajudar as pessoas com deficiências físicas a se tornarem mais independentes.

Após um processo de calibração, um dispositivo BCI conectado à cabeça do usuário analisa as ondas cerebrais medidas e aciona uma função definida. Os visitantes da feira poderão experimentar controlar a interface do usuário no veículo com seus próprios pensamentos e interagir com ele em tempo real.

“A Mercedes-Benz está estabelecendo mais um marco na fusão do homem e da máquina com a pesquisa e o desenvolvimento de aplicativos de interface cérebro-computador em carros. A tecnologia BCI tem potencial para aumentar ainda mais o conforto ao dirigir no futuro, por exemplo”, disse Britta Seeger, membro do Conselho de Administração da Daimler e Mercedes-Benz.

Confira fotos do veículo: