A montadora alemã Mercedes-Benz anunciou no domingo (5) um recall de quase 1 milhão de veículos ao redor do mundo em função de potenciais problemas no sistema de freios de automóveis. Os modelos inclusos no recall são os das séries ML e GL da classe SUV e a minivan R-Class. Os veículos incluídos no recall foram produzidos entre 2004 e 2015.

Mercedes-AMG ONE tem motor de F1, custa R$ 14 milhões e teve 3 unidades vendidas para brasileiros

Marca Daslu vai a leilão nesta terça-feira (7) em São Paulo

+ BRMalls: Conselho aprova plano de retenção de até R$ 50 mi na fusão com Aliansce

Segundo o comunicado, a empresa irá entrar em contato com os donos dos veículos cujos freios podem ter o defeito, chamado por eles de “corrosão avançada”. O total exato de veículos convocados para o recall é de 993 mil, com 70 mil na própria Alemanha.

“Em alguns veículos, descobrimos que a função do impulsionador de freio pode ser afetado por uma avançada corrosão na articulação do compartimento”, afirma a montadora alemã na nota. “É possível que um acionamento particularmente forte do freio possa causar danos mecânicos ao sistema impulsionador.”  A Mercedes afirma que começará o recall imediatamente ao redor do mundo e que o processo envolverá a inspeção de todo veículo que tiver falhas, realizando trocas de peças caso seja necessário.

No começo do ano, a montadora alemã já realizou outro recall, mas relativo a um problema de segurança com o seu sistema call system, que alerta serviços de emergência em relação a um acidente e revela o local do veículo.