Negócios

Mercados monetários precificam 50% de chance de alta de 0,50 p.p. nos juros pelo BCE em julho

Mercados monetários precificam 50% de chance de alta de 0,50 p.p. nos juros pelo BCE em julho

Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt



Por Yoruk Bahceli

(Reuters) – Os mercados monetários da zona do euro aumentaram nesta sexta-feira suas apostas em um aumento de 0,50 ponto porcentual na taxa de juros do Banco Central Europeu (BCE) em julho, o que levaria a taxa básica da instituição financeira para 0%.

O presidente do banco central da Holanda e formulador de política monetária do BCE Klaas Knot disse na terça-feira que o banco central deve manter a porta aberta para uma alta de 0,50 ponto nos custos dos empréstimos se os próximos dados sugerirem que a inflação está “se disseminando ou se acumulando”.

O discurso de Knot mudou as expectativas do mercado e, nesta sexta-feira, operadores precificaram uma elevação de até 0,36 ponto porcentual até julho. Isso sugere que um aumento de 0,25 ponto porcentual já está totalmente precificado e há cerca de 50% de probabilidade de um ajuste mais intenso, de 0,50 ponto.



“Mesmo que a opinião de Knot seja minoritária no BCE, acho que agora podemos considerar que (um incremento de) 25 pontos-base nessa reunião será o mínimo”, disse Antoine Bouvet, estrategista sênior de taxas de juros do ING.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4J0WX-BASEIMAGE