Agronegócio

Mercado mundial de açúcar deve ter déficit de 4,76 milhões de t, diz OIA

Londres, 2 – O mercado mundial de açúcar deve registrar em 2019/20 seu primeiro déficit em três anos, mas isso pode não ser suficiente para impulsionar os preços da commodity, disse nesta segunda-feira a Organização Internacional do Açúcar (OIA). Em sua primeira estimativa completa para a safra 2019/20, que vai de outubro deste ano até setembro do ano que vem, a organização disse que a produção global deve ficar em 171,98 milhões de toneladas.

A projeção representa queda de 2,35%, ou 4,138 milhões de toneladas, em relação à produção estimada para 2018/19, de 176,118 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, o consumo deve aumentar 1,34%, ou 2,345 milhões de toneladas, para 176,743 milhões de toneladas, resultando em um déficit de 4,763 milhões de toneladas.

No entanto, a quantidade de açúcar disponível nos mercados internacionais deve crescer por causa da “liberação considerável de estoques”, disse a OIA. “Portanto, não se espera atualmente escassez da oferta física no mercado mundial.”

Os preços da commodity vêm caindo com a expectativa de fortes exportações da Índia e esforços de alguns governos para desestimular o consumo. Embora a demanda deva crescer em 2019/20, a OIA disse que o ritmo deve diminuir para 1,34%, de uma média recente de 1,8%.



Essa desaceleração reflete “o impacto do debate sobre ‘açúcar e saúde’ e a onda de tarifas adicionais sobre produtos que contêm açúcar”, assim como o crescimento mais lento da população mundial, afirmou a organização. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago