Maior empresa de e-commerce da América Latina, o Mercado Livre está com apetite por crescimento no Brasil. A empresa anunciou, na terça-feira (22) que investirá R$ 17 bilhões no Brasil em 2022, valor 70% maior na comparação com o último ano. O alto investimento faz parte da estratégia de crescimento e consolidação da liderança da companhia, que anunciou recentemente a inauguração de quatro novos centros de distribuição no estado de São Paulo, aumentando para mais de 2 milhões de pacotes a sua capacidade diária de transação logística. Parte desse novo recurso também será destinada ao avanço da oferta do Mercado Pago, com novos serviços, produtos e experiências integrados à conta digital, reforçando o seu objetivo de concentrar a gestão financeira dos usuários em um mesmo lugar.

O investimento bilionário é pilar do plano da companhia de preservar sua liderança no País. Segundo o CEO Stelleo Tolda, a disputa está cada vez mais acirrada no varejo digital. “A concorrência é sempre um grande desafio. Não diria que é um entrave para o nosso crescimento, mas é sempre um desafio”, afirmou Tolda à DINHEIRO. “Além dos jogadores locais, existem outros de fora atuando de forma agressiva.”

70% foi o aumento das cifras de investimento em 2022 em relação ao ano passado 

Mesmo em um ambiente de concorrência aquecida, no ano passado o Mercado Livre registrou resultados recordes, com forte crescimento, melhores margens e resultado operacional. Ao final do ano, o Mercado Livre contabilizava mais de 76 milhões de usuários, sendo mais de 9 milhões de vendedores únicos e grandes marcas, responsáveis pelas mais de 32 vendas por segundo na plataforma. Por isso, a expansão do quadro de funcionários, que deve se manter neste ano, representou parte importante dos investimentos, com destaque para os profissionais de logística, tecnologia e serviços financeiros.

A FORÇA DA ENTREGA Com os quatro novos galpões, o Mercado Livre terá, até o final do ano, uma estrutura logística mais robusta, com 12 centros de distribuição. (Crédito:Divulgação)

O Mercado Pago, por sua vez, atingiu 34,5 milhões de usuários ativos, encerrando o ano de 2021 com a entrega de mais de um terço do faturamento de todo o grupo no Brasil. “Nossa rápida transformação nos permite acelerar a inclusão financeira dos brasileiros em um momento muito importante. Seguiremos investindo em tecnologia para proporcionar acesso simples e seguro aos serviços financeiros”, disse Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago no Brasil.

ESTRUTURA Com os quatro novos galpões, o Mercado Livre terá, até o final do ano, uma estrutura logística mais robusta, com 12 centros de distribuição fulfillment, um receiving center, 17 cross dockings, mais de 100 services centers e 3 mil agências Mercado Livre. Esses ativos aumentam a infraestrutura logística para 1.029 km em operações de fulfillment, onde a empresa é responsável por todo o processo logístico, desde o estoque de produtos até a entrega ao consumidor final. A companhia tem uma frota própria de veículos, formada por 51 carros elétricos, 3 mil caminhões, 1,1 mil vans, três aviões e 26 carretas e mais de 13 mil veículos. Atualmente, na modalidade em que é responsável por todo o processo logístico, o Mercado Livre realiza envios de produtos no mesmo dia para 50 cidades, cujos CEPs cobrem 20% das vendas, e em até um dia para 2,1 mil cidades, alcançando 75% das entregas, e em até dois dias para 4,7 mil cidades do Brasil, cobrindo 90% das entregas.