Test drive de lavadoras
Fazer um test drive antes de comprar um carro é comum. Imagine então fazer o mesmo com uma lavadora. A Brastemp e a Consul criaram um simulador virtual que permite ao consumidor visualizar o painel da máquina e interagir com os recursos oferecidos. A Whirlpool Latin America, dona das duas marcas, espera expandir a tecnologia para as outras linhas de produtos ao longo de 2009.

Positivo à venda?

Uma agitação tomou conta do mercado nos últimos dias. O motivo: a Dell e a Lenovo estariam negociando a compra da Positivo Informática, comandada por Hélio Rotenberg (foto), com intermediação do UBS Pactual. Na terça-feira, a empresa mandou uma nota à Bolsa de Valores dizendo não haver qualquer fato relevante que devesse ser divulgado. Procurada pela DINHEIRO, a Positivo disse que trabalha com o banco desde a época de seu IPO e que este “sempre desempenhou o papel de coordenar eventuais proposições”. No entanto, disse que não há, no momento, nenhuma oferta que esteja evoluindo.

Youtubeoquê

O ex-ministro Gilberto Gil mostrou que continua antenado com o universo digital. O cantor criou o Concurso Cultural Youtubeoquê, que premiará interpretações de suas canções enviadas pela internet. Para participar é preciso estar cadastrado no Youtube e postar um vídeo cantando uma música de autoria de Gil, numa espécie de videoquê virtual. Os participantes podem enviar a sua versão até 1º de fevereiro de 2009. O resultado sai no dia seguinte. Detalhes no www.youtube. com.br/gilbertogilmusic.

A gelada do espaço

Uma nova cerveja começa a ser comercializada no Japão. O que a torna diferente das outras é sua procedência. A Space Barley é produzida com uma cevada cultivada no espaço, durante cinco meses, na Estação Espacial Internacional. No entanto, somente 60 pessoas terão o privilégio de prová-la. Apenas 100 litros da bebida foram produzidos pela cervejaria japonesa Sapporo Breweries, em pareceria com a Universidade de Okayama. O objetivo deste projeto foi desenvolver um novo tipo de cevada capaz de crescer em ambientes inusitados.

Natal iluminado

 

Dois ícones do consumo se juntaram para lançar uma campanha diferente. A Coca- Cola, em parceria com o Google, criou o site “Christmas Lights”. A idéia é localizar seu endereço no Google Earth e depois decorá- lo com enfeites de Natal. O resultado pode ser enviado por e-mail. Também é possível visualizar as decorações de terceiros, em outros lugares do mundo. Experimente: http://xmas.coke.com/lights/en_GB/

PRATELEIRA

TOUCH DIAMOND da HTC. Smartphone com tela de LCD sensível ao toque de 2,8 polegadas, câmera integrada de 3.2 megapixels e memória interna de 4GB. Por R$ 1.999

CYBER-SHOTT C905da Sony Ericsson. Celular com câmera de 8.1 megapixels, com Face Detection, que ajusta o foco e a exposição para o rosto da pessoa fotografada. Por R$ 1.999

RESPOSTA INSTANTÂNEA

Guilherme Werneck, diretor da empresa de TI CallNet

Como a tecnologia pode contribuir para a competitividade das redes de varejo?
A maioria das empresas já possui tecnologias bem avançadas de sistemas de pagamento. Mas existem soluções que podem ser usadas em outras áreas do varejo. Hoje já é possível automatizar o processo de verificação do padrão de atendimento das unidades, para certificar se a equipe segue as normas da rede. A manutenção física de loja também pode ser digitalizada.

Qual a vantagem da adoção desses sistemas?
A rede Amor aos Pedaços, por exemplo, teve um ganho de 30% nos serviços oferecidos aos franqueados nos três primeiros meses de uso. A possibilidade de transmitir as informações em tempo real às outras unidades trouxe ganhos em agilidade no processo de consultoria.

Quais empresas podem adotar a tecnologia?
Qualquer empresa. A forma de comercialização é no modelo software como serviço. Ou seja, as soluções custam a partir de R$ 50 por mês, por usuário, sem investimento inicial.