Com alta de 55,4% no segundo trimestre de 2019 sobre o mesmo período do ano passado, o mercado global de alto-falantes inteligentes navega num marzão sem crise, com as marcas chinesas demonstrando apetite sem igual (nuevas). Tanto que a Baidu ultrapassou o Google e agora está atrás apenas da Amazon no segmento. Entre abril e junho deste ano foram feitas remessas de 26,1 milhões de unidades contra 16,8 milhões de 2018. Há um ano, o market share global da Baidu não chegava a 1% – agora bateu em 17,3%. Nascida como o Google chinês, a empresa lançou uma plataforma de serviços de voz para dispositivos inteligentes, o que deve impulsionar ainda mais as vendas no mercado interno. Apesar de ter sido ultrapassado e perdido a vice-liderança do setor, o Google também tem o que comemorar. Suas vendas no mercado fora dos Estados Unidos saíram de 42% do total de seu share (1tri 2019) para 55% (2tri 2019), de acordo com estimativas da Canalys. A Amazon segue pelo mesmo caminho e reorientou as unidades comercializadas para o exterior. Os números saíram de 32% (1tri 2019) para 50% (2tri 2019).

(Nota publicada na Edição 1136 da Revista Dinheiro)