O segmento multifamily nos Estados Unidos teve um incremento de 300 mil unidades por ano, entre 2015 e 2019, segundo relatório da National Multifamily Housing Council (NMHC). A demanda do mercado americano, no entanto, deve chegar a 4,3 milhões de apartamentos em geral até 2035, sendo que 1,5 milhão deve ser construído nos estados do Texas, Flórida e Califórnia. Diante deste cenário, a Sagewood Corporation, incorporadora e construtora do brasileiro Douglas Strabelli, desenvolve desde o ano passado, na Flórida, o IQ Concept, um modelo de negócios com foco também no multifamily, com imóveis voltados a aluguel. São três projetos no total com um Valor Geral de Vendas (VGV) de US$ 250 milhões.

O projeto está localizado no bairro de Ojus, no lado Oeste de Aventura (Miami), uma região que passa por remodelação, com forte expansão imobiliária e de negócios. De acordo com Strabelli, há várias razões para o aumento da popularidade das construções multifamily nos Estados Unidos. “Uma delas é a crescente demanda por moradias acessíveis nas áreas urbanas. Com os preços dos imóveis e aluguéis aumentando em muitas cidades americanas, a construção de edifícios multifamily oferece uma opção mais acessível para aqueles que desejam viver nessas aéras”, disse o CEO

Além disso, segundo o paranaense, os edifícios multifamily oferecem comodidades que muitos inquilinos procuram, como áreas comuns para atividades sociais, academias, piscinas e lavanderias compartilhadas. Essas comodidades são mais acessíveis no formato do que se os inquilinos tivessem que implementar essas facilidades em sua própria unidade.

+ Sondagem mostra Indústria da Construção preocupada com condições atuais da economia

A marca IQ Concept foi concebida para atender à demanda de investidores de diferentes perfis. Enquanto o IQ Loft é um projeto multifamily, no qual as unidades dos cinco prédios que compõem o empreendimento serão alugadas e somente colocadas à venda após cinco anos. O IQ Mix segue o formato tradicional de commercial building, voltado para comercialização de suas unidades. Já o IQ Lux , com suas 34 unidades distribuídas em seis andares, é um condomínio de apartamentos voltado para a classe média alta.

Segundo o CEO, com juros muito mais baixos que no Brasil e uma política tributária que só compreende taxas federais, o IQ Concept se mostra interessante tanto para investimento de grande capital como para investimento de renda. “O conceito multifamily permite que os edifícios sejam vendidos ou financiados novamente, com taxas menores que a construction loan, que em geral é de 8%”, disse o empresário brasileiro.