Edição nº 1100 14.12 Ver ediçõs anteriores

A melhor forma de aumentar o lucro de seu negócio é acabar com o desperdício

A melhor forma de aumentar o lucro de seu negócio é acabar com o desperdício

Seu negócio tem condições de crescer mesmo diante de cenários adversos

A crise política instalada no País nos últimos anos gerou uma insegurança econômica que tomou conta dos noticiários. Empresários e investidores ficaram ainda mais cautelosos em relação aos negócios, evitando gastos em novos projetos e enxugando as despesas ao máximo. Na verdade, esse momento forçou os gestores a reavaliar suas planilhas de custos, seu modelo de negócios e descobrir maneiras de conter despesas fixas e variáveis da operação.

Digo isso pois descobri que uma porcentagem significativa da receita das empresas – independentemente do porte e do ramo de atividade, é desperdiçado sem que seus principais dirigentes percebam. Em alguns casos, esse percentual pode chegar a 10% do faturamento da operação ou até mais.

É um dado alarmante mesmo que, à primeira vista, pareça um percentual exagerado. Se somados ao longo de um ano, por exemplo, os valores desperdiçados ultrapassam o valor da receita de um mês inteiro de trabalho. Em uma comparação muito simples, isso significaria dizer que dos 12 meses do ano, um mês inteiro foi desperdiçado com despesas que poderiam, com consciência, empenho e inteligência, ser eliminadas.

É como uma torneira pingando constantemente. Cada gota, individualmente, representa muito pouco, mas somadas são capazes de fazer transbordar muito mais que uma caixa d’água. Esse recurso poderia ser dedicado à inovação da empresa, desenvolvimento de novos produtos e serviços, ou treinamento da equipe.

Mas o problema de desperdício tem solução? Claro que sim. Talvez a essa altura você já esteja pensando que contratar uma consultoria especializada para avaliar em que áreas estão acontecendo os maiores desperdícios na empresa. A boa notícia é que isso não é necessário, basta reunir os principais líderes de sua empresa – diretores, gerentes e supervisores, e incumbi-los de listar em uma folha de papel quais são as atividades ou situações em que a organização está desperdiçando dinheiro. Não precisa mais que uma hora para fazer esse exercício. Se quiser fazer um trabalho mais completo envolva todos os membros da organização. Você vai ficar surpreso ao descobrir que seus funcionários sabem exatamente o que precisa ser feito para melhorar o desempenho financeiro da empresa.

Esse exercício certamente irá tirar algumas pessoas da zona de conforto, mas lembre-se que cabe a você, como líder, tomar a decisão de mudar e buscar caminhos alternativos para a sobrevivência e sustentabilidade do negócio. Do contrário, sua empresa ficara vulnerável, correndo o risco de naufragar. Não deixe isso acontecer. Seu negócio tem condições de crescer mesmo diante de cenários adversos. Lembre-se disso: a melhor forma de aumentar o lucro de seu negócio é acabar com o desperdício.

 


Mais posts

Não podemos cruzar os braços para a situação dos imigrantes venezuelanos

Tenho dedicado parte do meu tempo para convocar líderes empresariais e religiosos a abraçarem uma causa importante: o fluxo migratório [...]

Marketing Multinível muda vidas e movimenta a economia

Desde que iniciei minha jornada de negócios no setor de Marketing Multinível venho reafirmando minha paixão pelo sistema de vendas [...]

Cinco atitudes para quem quer alcançar o sucesso

Atitudes positivas e estrategicamente pensadas são fatores imprescindíveis para os empreendedores que trabalham em busca de resultados. [...]

Fintechs: o futuro dos serviços financeiros no País

A relação dos consumidores com as instituições financeiras tem mudado ao longo dos últimos anos. A urgência por praticidade, rapidez e [...]

Cinco hábitos para uma gestão de tempo eficiente

A vida de executivos e empresários pode ser comparada a uma maratona: é uma corrida contínua para cumprir inúmeros compromissos no [...]
Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.