Meirelles diz que governo quer criar depósito remunerado no BC
O governo quer propor que o Banco Central (BC) possa receber depósitos remunerados voluntários dos bancos, disse nesta sexta-feira, 10, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Segundo ele, o projeto está em andamento e vai ajudar na melhor gestão da dívida pública brasileira.
A intenção, segundo o ministro, é permitir à autoridade monetária o recebimento de recursos dos bancos para enxugar liquidez do mercado e remunerá-los por isso. Hoje, esse depósito voluntário de valores não é possível.
Meirelles explicou que hoje o Banco Central regula a liquidez do mercado por meio de operações compromissadas, com lastro em títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, o que contribui para elevar o endividamento público. “Você não precisa de um título do Tesouro para dar lastro. A ideia é criar o depósito remunerado no Banco Central”, disse em almoço na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).
A proposta de criação do depósito remunerado já havia sido apresentada pelo ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa. Seria um instrumento alternativo de política monetária, além das próprias compromissadas.
Meirelles disse ainda que o governo está discutindo a relação entre o BC e o Tesouro. A ideia, segundo apresentação do ministro, é “eliminar o financiamento” do Tesouro Nacional pelo BC por conta da valorização das reservas, bem como reduzir os aportes do Tesouro ao Banco Central.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua