O que a imagem mais detalhada do Sol já registrada revela? Um zoom em um dos pontos dessa foto composta por um mega mosaico de imagens mostra formas que se assemelham a um homem de costas, olhando para a esquerda. Por mais que nossos olhos tendam a encontrar figuras humanas em todos os cantos, a ciência explica que por trás das traços amarelos e dourados há, na verdade, conceitos como gás, plasma, arcos magnéticos e tempestades geomagnéticas capazes de interferir na vida na Terra.

+ O Sol como você nunca viu: ESA divulga fotos da superfície solar

Parece complicado, mas são fenômenos que estão sob alguma das camadas da mega foto e eles não ditam apenas a dinâmica da nossa estrela de 4,5 bilhões de anos. O Sol e seus fenômenos podem afetar desde o funcionamento de sistemas de Internet e GPS aqui na Terra até a segurança de astronautas em missões espaciais. E tudo está ali, revelado ou sob outras áreas que a foto não alcançou.

Especialistas explicam, no entanto, que, o “sobrenatural retrato” nos traços amarelos e dourados da foto do Sol está apenas a ação de gás, plasma, arcos magnéticos e tempestades geomagnéticas.

Este fenômeno inclusive ditam a dinâmica da nossa estrela de 4,5 bilhões de anos e afetam os seres humanos da Terra também. Vai desde a interferência no funcionamento de sistemas de Internet e GPS aqui até a segurança de astronautas em missões espaciais.

O fenômeno intrigante que nos faz enxergar a figura humana neste caso é chamado pela psicologia de pareidolia. Pareidolia é um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório.