Giro

Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia

Crédito: Reprodução/Divulgação

O homem deu entrada no hospital após sentir forte dores no peito e ter dificuldade para respirar. O objeto, contudo, só foi localizado na mesa de cirurgia (Crédito: Reprodução/Divulgação)

Durante uma cirurgia, médicos encontraram um pedaço de cimento de 10,1 centímetros de comprimento e 0,2 de diâmetro perfurando o coração e o pulmão de um paciente, de 56 anos. O caso inusitado foi divulgado no The New England Journal of Medicine pelo bacharel em medicina Gabe Weininger e o pós-doutor em medicina John A. Elefteriades, ambos da Faculdade de Medicina de Yale.



O homem deu entrada no hospital após sentir forte dores no peito e ter dificuldade para respirar. O objeto, contudo, só foi localizado na mesa de cirurgia, com o peito do paciente aberto. Além das perfurações, o cimento já havia se tornado uma embolia, obstruindo a passagem de sangue nos vasos sanguíneos.

+ Beber até 3 xícaras de café por dia pode ajudar o coração

“Uma semana antes da entrada no hospital, o homem havia se submetido a uma cifoplastia L5 (método de reposicionamento de ossos após uma fratura ou uma lesão crônica, como a osteoporose) em que foi usado cimento médico ósseo”, disseram os médicos no texto publicado. “O cimento pode vazar para o sistema venoso, endurecer e embolizar”, acrescentaram.

Depois que os médicos conseguiram retirar o objeto do peito do paciente, o coração dele foi reparado. O cimento ainda havia perfurado o átrio cardíaco direito e atravessava o pericárdio, além de ter perfurado o pulmão direito.



“A embolia de cimento é uma complicação descrita da cifoplastia. O cimento pode vazar para o sistema venoso, endurecer e embolizar. Após a remoção, o átrio direito do paciente foi reparado. Ele não teve complicações pós-operatórias e, um mês após o procedimento, estava quase recuperado”.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?