Um novo medicamento anti-obesidade mostrou ser quase duas vezes mais eficaz em ajudar a perder peso, comparado com alguns dos medicamentos para emagrecer atuais no mercado, de acordo com um novo estudo realizado pela Northwestern Medicine University, com sede em Chicago, entre outras instituições.

Um recente ensaio clínico mostra que os participantes que tomaram “Semaglutide” perderam cerca de 15% do peso corporal total, em média.

+ Em 10 anos, maior risco à saúde no Brasil muda de desnutrição para obesidade
+ Obesidade pode agravar câncer de mama, diz estudo

A droga, tomada uma vez por semana em 2,4 mg, atua suprimindo os centros de apetite no cérebro para reduzir a fome e a ingestão de calorias.

Estudo

O estudo, publicado online nesta quarta-feira (10) no New England Journal of Medicine, envolveu 2.000 participantes, em 129 centros de 16 países, que receberam Semaglutide ou um placebo, ao longo de 68 semanas.

Estima-se que um terço dos participantes que receberam doses da droga perderam mais de 20% do peso. Os sintomas de pré-diabetes e diabetes melhoraram significativamente nos participantes.

Aproximadamente 70% dos participantes no estudo atingiram uma perda de peso de pelo menos 10% do seu peso corporal.

Semaglutide para tratamento de diabetes

O Semaglutide é um medicamento fabricado pela Novo Nordisk, indústria farmacêutica dinamarquesa, atualmente comercializado como um tratamento para pacientes com diabetes tipo 2.

Futuro

“Esta é de longe a intervenção mais eficaz que vimos para controle de peso quando você a compara a muitos dos medicamentos existentes atualmente”, disse o autor correspondente do estudo, Dr. Robert Kushner, professor de medicina e educação médica da Escola de Medicina Feinberg da Northwestern, em nota divulgada pela universidade. E completou: “Semaglutide define o padrão para uma nova geração de medicamentos para emagrecer mais eficazes.”