Giro

Medicamento tem potencial para impedir obstrução nas artérias

Crédito: Reprodução/Pexels

Usando inibidores desenvolvidos em laboratório, descobriram que isso poderia ser uma nova estratégia para o tratamento de doenças cardiovasculares. (Crédito: Reprodução/Pexels)

Os pesquisadores identificaram um novo mecanismo responsável pelo acúmulo de placas nas paredes das artérias, um processo conhecido como aterosclerose. Essa placa, composta de gorduras, colesterol e outras substâncias, pode restringir o fluxo sanguíneo e é um fator importante nas doenças cardiovasculares.

+ Saúde diz que distribuiu vacina para 100% dos idosos em asilos

Usando inibidores desenvolvidos em laboratório, descobriram que isso poderia ser uma nova estratégia para o tratamento de doenças cardiovasculares.

A descoberta identificou alvos de drogas com potencial para interromper o acúmulo dessas placas.

Segunda causa de morte no Canadá, as doenças cardiovasculares matam 11 milhões de pessoas em todo o mundo por ano, de acordo com relatório divulgado pela revista científica The Lancenet.

Os pesquisadores examinaram o papel da glicosilação das partículas de lipídios circulantes no sangue na aterosclerose. As lipoproteínas de baixa densidade (LDL), às vezes chamadas de colesterol ruim, são um complexo de lipídios, colesterol e glicoproteínas. Os pesquisadores analisaram as partículas de LDL antes e depois da remoção de um resíduo específico de glicano, conhecido como ácido siálico. O LDL que teve o ácido siálico removido foi absorvido pelas células mais do que aquelas que não foram modificadas.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel