Os pacientes com diabetes em uso de medicamentos para redução da glicose podem sofrer com complicações raras da covid-19. Os medicamentos que apresentam os maiores riscos são aqueles que induzem a liberação de glicose em excesso pela urina, chamados inibidores do cotransportador 2 de sódio-glicose (SGLT2i).

+ Morte de médica negra por covid-19 sugere preconceito na Saúde dos EUA
+ Reino Unido registra recorde de mais de 50.000 casos de covid-19 em 24 horas

De acordo com matéria do The Health Site, os cientistas têm conduzido estudos para verificar os efeitos adversos de medicamentos amplamente utilizados em pacientes que testaram positivo para a covid-19. Para os diabéticos, uma das condições potencialmente letais é a cetoacidose diabética (CAD), quando as células não recebem glicose suficiente para alimentar seu funcionamento.

Os pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital observaram um aumento nesse subconjunto de complicações da diabetes. A reação também pode causar vômito, diarreia e perda de apetite. Segundo o estudo, os pacientes que apresentarem esses sintomas devem pausar a medicação e só retomar após conseguir se alimentar adequadamente.