Giro

Média móvel de mortes por covid-19 volta a bater recorde e chega a 1.208 no País

Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Pandemia: no total, já são 255.018 mortes registradas e 10.549.129 pessoas contaminadas no Brasil (Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A média móvel de mortes por covid-19 voltou a bater recorde neste domingo, 28, e chegou a 1.208, segundo balanço mais recente do consórcio de veículos de imprensa formado pelo jornal O Estado de S. Paulo, G1, O Globo, Extra, Folha de S.Paulo e UOL. O levantamento é feito com base nos dados das 27 secretarias estaduais de Saúde.

Brasil acumula 10,5 milhões de casos e 254 mil mortes por covid-19

No sábado, a média móvel, referente aos dados dos últimos sete dias, havia ficado em 1.180, até então o recorde da pandemia. O indicador elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana.

Nas últimas 24 horas, foram notificados 755 novos óbitos e mais 40.495 casos da doença no País.



No total, já são 255.018 mortes registradas e 10.549.129 pessoas contaminadas no Brasil, segundo o balanço.

Vacinação

Ainda de acordo com os dados coletados pelo consórcio de veículos de imprensa, 6.576.109 pessoas já receberam a primeira dose da vacina no País. Destas, 1.933.404 tomaram também a segunda.

Nas últimas 24 horas, 56.088 doses foram aplicadas.

Medidas rígidas

Tentando evitar o colapso no sistema de saúde e frear a disseminação do vírus, governadores e prefeitos estão adotando medidas mais rígidas de isolamento social.

No Estado de São Paulo foi adotado um “toque de restrição” para autuar e conter aglomerações entre as 23 horas e as 5 horas a partir desta sexta-feira. Além disso, seis regiões do Estado, incluindo a Grande São Paulo, saíram da fase amarela para a laranja.

Ao menos outros 10 Estados também decretaram restrições de circulação de pessoas, fechamento de estabelecimentos comerciais e até lockdown.

De acordo com o Boletim do Observatório Covid-19, da Fiocruz, 17 capitais brasileiras estão com ocupação de leitos de UTI de pelo menos 80%.

Consórcio dos veículos de imprensa

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal.

A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

Números do Ministério da Saúde

Neste domingo, o Ministério da Saúde informou que foram registrados 34.027 novos casos e mais 721 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas.

No total, segundo a pasta, são 10.551.259 pessoas infectadas e 254.942 óbitos.

Os números são diferentes do compilado pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

Ainda de acordo com o órgão federal, 9.411.033 pessoas já se recuperaram da doença no País.

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km

Tópicos

A vacinação está lenta? animais coronavírus animais podem passar coronavírus BioNTech Brasil Brasil possui neste momento vacina para aplicar em toda a população? capitais vacinação casos colapso da saúde Com a chegada de mais vacinas como faço para me vacinar? consórcio coronavírus coronavírus cura Covid variantes crise vacinação falta de doses falta vacina farmacêuticas FNP Frente nacional de prefeitos imunizantes brasil mortes Mutações covid Brasil mutações SP o Brasil tem dose pra vacinar todo mundo o que é variante? pandemia pandemia quantos já morreram? Pazuello Pazzuello pets hospedeiros Pfizer pool de farmacêuticas por que faltam vacinas? quais empresas fazem vacina? quais vacinas estão no brasil qual é a melhor vacina? quando a vacina pfizer chega ao Brasil? Quando o cronograma será ampliado? quantas farmacêuticas produzem vacina? quantas vacinas o Brasil tem? quantas vacinas tem no brasil? quantas variantes tem no Brasil saiba como entrar na fila da vacinação saiba como se ibnscrever para se vacinar Sanofi site vacinação uma pessoa poderá receber doses de fabricantes diferentes? vacina covid vacina doses mutações vacina Pfizer vacina pfizer é melhor que as outras? vacina pfizer eficácia vacina pfizer estudo israelence vacina pfizer israel vacina refrigeração vacinação araraquara vacinação cuiaba vacinação curitiba vacinação fevereiro vacinação paralisada vacinação passo a passo vacinação salvador vacinação são paulo vacinas vacinas qual a melhor? Hospedeiros