Em março de 1970, o McDonald’s lançava uma de suas sobremesas mais emblemáticas: o Shamrock Shake. Elaborado com menta, o milkshake de tom esverdeado é vendido durante este mês, nos Estados Unidos, no Canadá e na Irlanda, como forma de celebrar o Dia de São Patrício. Este ano, para comemorar as cinco décadas dessa delícia, o McDonald’s radicalizou, ao criar uma verdadeira joia inspirada no Shamrock. A rede de restaurantes contratou uma equipe de joalheiros exclusivamente para produzir uma caneca de ouro 18 quilates, decorada com 50 esmeraldas – que dão o tom verde da menta – e 50 diamantes, um para cada ano de existência da sobremesa. Avaliada em US$ 100 mil (cerca de R$ 450 mil), a peça será leiloada este mês. Todo o dinheiro arrecadado será doado à Ronald McDonald House Charities (RMHC), entidade que auxilia crianças e adolescentes carentes. “A tradição exige que o 50º aniversário do Shamrock Shake seja comemorado com ouro”, disse Dave Tovar, vice-presidente de comunicações do McDonald’s. “Convidamos todos os nossos fãs a se juntarem a nós nesta comemoração e ajudar a arrecadar fundos para o RMHC e sua incrível causa.”

(Nota publicada na edição 1161 da Revista Dinheiro)