A nova linha de sanduíches do McDonald’s, o McPicanha, causou polêmica depois que clientes começaram a relatar que o lanche não teria picanha.  Em nota divulgada à imprensa, a rede de fast food confirmou que não tem a nobre proteína na composição do sanduíche. Diante disso, o Procon-SP notificou a Arcos Dourados Comércio de Alimentos – rede de fast food McDonald’s – pedindo explicações sobre a nova linha de sanduíches McPicanha.

O McPicanha foi lançado recentemente durante uma campanha grandiosa durante o Big Brother Brasil. Os participantes do programa experimentaram a novidade e fizeram parte da campanha publicitária da marca.

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As experimentarem o novo sanduíche, os consumidores repararam que a carne não era picanha e usaram as redes sociais para reclamar. Até a possibilidade de uma  denúncia ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) foi levantada por alguns internautas.

Foi neste momento que a empresa divulgou nota à imprensa. “A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada ‘Novos McPicanha’ tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco. Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara”, diz a nota.

O Procon-SP, por sua vez, notificou a rede de fast food pedindo explicações sobre a nova linha de sanduíches McPicanha. A empresa deverá apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros) e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.

“Também foi solicitado que o McDonald’s apresente os gabaritos das embalagens utilizadas para acondicionamento dos produtos nas lojas físicas para consumo imediato e para entrega (delivery) e cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022, bem como da campanha imediatamente anterior dos sanduíches com a presença de “sabor acentuado de churrasco e/ou picanha”, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por parceiros”, diz o Procon-SP.

O Procon-SP quer ainda que a rede envie os documentos de autorização de comercialização dos produtos junto aos órgãos oficiais competentes, bem como dos termos das respectivas campanhas publicitárias vinculadas. Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 2 de maio.