O que em certos casos, ajuda a ampliar as ilhas de calor na cidade. Para minorar o problema, a prefeitura estuda remunerar donos de terreno que preservarem as árvores existentes no local. Trata-se de uma iniciativa que já está em vigor em cidades do Estado como São Carlos. Lá, o programa é batizado de IPTU Verde e garante desconto de até 4% no imposto devido. Saiba por que a ampliação das áreas verdes é importante em uma cidade como São Paulo:

45.jpg

 

 

 

Tecnologia

 

Conforto verde 

 

Encontrar um lugar confortável para relaxar e ainda poder conectar brinquedinhos eletrônicos, como o iPod, se tornou o “sonho dourado” de muitos universitários americanos. Sorte dos alunos do prestigioso Instituto Tecnológico de Massachusetts, em Boston, nos EUA. É que no campus da universidade foram instaladas dezenas de poltronas futuristas. Batizada de Soft Rocker (foto), a peça desenhada pela arquiteta americana Sheila Kenn tem tudo para se tornar referência na área de mobiliário ecológico. Cada poltrona vem com uma placa fotovoltaica, capaz de gerar energia para carregar iPhones e até mesmo notebooks. A madeira tem uma textura macia e foi obtida de áreas de reflorestamento.

 

46.jpg

 

 

Empresas do Bem

 

Saúde 

 

Sorriso da Ford

 

Parceria entre a Ford Motor do Brasil, presidida por Marcos de Oliveira, e a Prefeitura de Camaçari (BA) deverá gerar dividendos para cerca de 60 mil crianças carentes. Elas serão atendidas pelo Odontomóvel, veículo da marca Ford em cujo interior foi instalado um consultório dentário. Pesquisas indicam que a cárie atingia 56% dos brasileiros em 2010.

 

47.jpg

 

 

Cultura

 

Piano brasileiro

 

A Brasil Piano Masters, comandada pela economista Eleni Lagroteria, espera dar um novo impulso à música clássica no Brasil com o apoio a novos talentos. Outra vertente do projeto é a promoção de concertos musicais estrelados por pianistas brasileiros radicados no Exterior. Quem abre a série é Arnaldo Cohen, no dia 7 de agosto, na Sala São Paulo, em São Paulo. 

 

48.jpg

 

 

Emissões

 

O selo da Suzano

 

A Suzano acaba de se tornar a primeira empresa do setor no mundo a quantificar a pegada de carbono da celulose usada em seu processo produtivo. Com isso, a empresa poderá adotar medidas para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) e ainda usar o selo Carbon Reduce Label em seus produtos. Ele funciona como uma espécie de atestado de qualidade ambiental reconhecido globalmente.

 

49.jpg

 

 

Reciclagem 

 

Apoio da população

 

Os brasileiros estão cada vez mais engajados em programas de reciclagem. Essa é a conclusão da empresa de pesquisa GfK, que ouviu mil pessoas em nove regiões metropolitanas. A postura ecológica é mais forte entre os que têm mais de 35 anos e moram na região Sul. Outros destaques do levantamento:

 

50.jpg

 

 

 

Design

 

Chuvas de verão 

 

Uma das formas de reduzir o impacto negativo das chuvas em cidades como São Paulo é o armazenamento dessa água e o seu reaproveitamento. Essa tarefa pode ser facilitada por equipamentos como o Raindrop (foto). Trata-se de um dispositivo que permite separar parte da água que cai sobre o telhado de casas ou edifícios. Depois, basta usar o regador acoplado para molhar plantas ou até lavar o carro. 

 

51.jpg