A Mastercard prometeu desembolsar US$ 500 milhões nos próximos cinco anos para contribuir para a inclusão financeira de norte-americanos negros e também empresas comandadas por negros.

Segundo o site Fast Company, o Federal Reserve Bank (Fed), banco central dos Estados Unidos, revelou em levantamento que a pandemia impactou bem mais as empresas controladas por norte-americanos negros do que por brancos.

+ Amazon tem o primeiro negro em seu grupo de principais executivos S-team
+ Negros, latinos, gays: de Nova York ao Congresso para desafiar o status quo 

O estudo aponta que 41% das empresas de empresários negros fecharam as portas no período avassalador da covid-19. Por outro lado, 17% das companhias controladas por norte-americanos brancos encerraram as atividades.

Sem contar que na média, em períodos anteriores à pandemia, as famílias negras tinham orçamento aproximado a 10% da renda familiar dos brancos.

Para a campanha de inclusão, a Mastercard fará parceria com startups, promete que distribuirá cheques, segundo o Fast Company, e fará parcerias com instituições financeiras de desenvolvimento comunitário.

O trabalho da empresa terá como foco inicial sete cidades, como Los Angeles, Atlanta, Nova York e Ohio.