Giro

Máscara facial mais adequada melhora muito a proteção contra Covid-19

Crédito: Reprodução/Unsplash

O estudo mostrou que a passagem de aerossol, devido a vazamentos nas laterais da máscara, variou de 30% a 95% para as piores máscaras. (Crédito: Reprodução/Unsplash)

Máscara facial com ajuste incorreto aumenta consideravelmente o risco de infecção de patógenos no ar em comparação com a máscara de adaptação personalizada de acordo com um novo estudo da Universidade de Cincinnati.

Pesquisadores usaram tomografia computadorizada de três máscaras faciais de tamanhos diferentes montadas em três cabeças de boneco de tamanhos diferentes para medir a lacuna entre o rosto e o tecido. Em seguida, calcularam os vazamentos dessas lacunas para determinar o risco de infecção.

+ Grande cidade chinesa luta contra a variante Delta da Covid-19

As máscaras N95 atuam como uma barreira eficaz contra infecções transmitidas pelo ar, como a Covid-19, mas a proteção inadequada pode causar vazamento significativo ao redor do rosto, reduzindo a eficácia e aumentando o risco de infecção.

“Muitas pessoas não sabem que as máscaras se encaixam de maneira diferente. O formato do rosto e o tamanho da máscara variam”, disse o professor Lupac Banerjee, da Universidade da Califórnia, do Departamento de Engenharia de Materiais Mecânicos. “Se você não combiná-los corretamente, os vazamentos podem aumentar e o risco de infecção pode aumentar”, disse ele.

Os pesquisadores usaram três máscaras N95 de tamanhos diferentes do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional e três cabeças de manequim padrão identificadas como pequenas, médias e grandes. A partir da tomografia computadorizada, fomos capazes de criar um modelo 3D de design auxiliado por computador mostrando a lacuna entre a máscara e o rosto de cada sujeito.

Eles calcularam a velocidade do fluxo de ar através da lacuna para identificar o risco relativo de infecção para cada máscara em cada rosto. O transporte de aerossol devido a vazamentos nas laterais da máscara variou de 30% a 95% para as piores máscaras. Os pesquisadores descobriram que os vazamentos são mais prováveis ​​ao redor do nariz.

Compreender que as máscaras geralmente vazam ao redor do nariz permite que as pessoas prestem mais atenção ao ajuste ao comprar e usar as máscaras.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago