Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que a máscara desenvolvida pela USP com a Golden Technology é eficaz contra o covid-19 também contra o vírus da gripe. 

Batizada de Phitta Mask, ela foi desenvolvida pelo Instituto de Química da instituição em 2020 e já está sendo comercializada. O produto é recoberto por uma substância que torna reativo o oxigênio ao entrar em contato com o tecido, que é eficaz contra o vírus Sars-Cov-2 e suas variantes delta, gama e zeta. Estudos recentes também confirmaram a sua eficácia contra os tipos A e B do vírus da Influenza. 

+Ato pede empenho de autoridades na busca por jornalista e indigenista desaparecidos

“Os resultados dos testes em laboratório nos deixam muito confortáveis. A máscara eliminou 100% dos vírus, tanto de Influenza A como de Influenza B. Isso é muito importante porque trata-se de uma doença com alta mortalidade, principalmente entre gestantes, idosos e crianças”, afirmou o virologista Edison Luiz Durigon, do Laboratório de Virologia Clínica e Molecular do Departamento de Microbiologia do ICB-USP, que coordenou o trabalho. 

Outra vantagem do equipamento, de acordo com o CEO da Golden Technology Sérgio Bertucci, é que ele protege até 12 horas, contra três horas de uma máscara cirúrgica convencional.