Giro

“Máscara deixou sequelas graves na mentalidade das pessoas”, diz especialista

Crédito: Reprodução/Pixabay

"Temos de voltar rapidamente à vida normal que supõe a vida social sem máscara. A máscara é uma barbaridade nas relações sociais em que vivemos" (Crédito: Reprodução/Pixabay)



Um pneumologista português, em entrevista a rede ‘SIC Notícias’, afirmou que está na hora de Portugal voltar à normalidade, com o alívio das restrições da pandemia da Covid-19, como vem acontecendo em diversos países europeus, inclusive na vizinha Espanha, que foi retirada hoje a obrigatoriedade de usar máscara na rua.

+ Estado de Nova York suspende obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados

“Em qualquer destes países, a situação neste momento é completamente diferente da que foi no passado. Nós vivemos, atualmente, com uma infecção completamente instalada na população, veio para ficar, e com uma população muito bem imunizada que a transformou numa doença relativamente suave”, disse o Agostinho Marques ao canal televisivo, defendendo que o uso obrigatório de máscara é uma das medidas a ser retirada rapidamente.

“A máscara deixou sequelas graves na mentalidade das pessoas”, acrescentando que “é preciso um esforço ativo, semelhante ao que houve para implantar a máscara, para retira-la”. “Temos de voltar rapidamente à vida normal que supõe a vida social sem máscara. A máscara é uma barbaridade nas relações sociais em que vivemos, é importante que não nos habituemos a este apetrecho”, declarou, ressalvando que se deve manter apenas em situações excepcionais e decretadas por normas das autoridades.




A redução do período de isolamento, de 7 para 5 dias, é outra medida a ser aplicar imediatamente – “já vai muito atrasada”, apontou -, assim como a política de testes à Covid-19. “A evolução tem tudo para ser favorável porque a positividade massiva de janeiro imunizou, complementarmente à vacina, muitas pessoas que agora estão mais resistentes”, finalizou.






Tópicos

adenovírus Átila Átila Iamarino Bocavírus BOLETIM INFOGRIPE campanha vacinação cnpj fapesp Como conseguir uma bolsa na FAPESP? Como funciona a Bolsa FAPESP? comorbidade consulta pública consulta pública da vacina covid converse fapesp coronavírus coronavírus exército covid sintomas Covid-19 covid-19 2022 Covid-19 exército diferenças sintomas covid e influenza epidemia de gripe epidemia de gripe brasil Exército brasileiro exército do Brasil fapesp agilis fapesp bolsa fapesp iniciação científica fapesp revista Fiocruz flurona flurona casos confirmados flurona no Brasil flurona o que é flurona o que é? general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira gripe gripe comum gripe em sao paulo gripe em sao paulo 2021 gripe espanhola gripe espanhola em são paulo gripe española gripe h1n1 gripe h3n2 gripe h3n2 o que tomar gripe h3n2 sintomas gripe influenza h3n2 gripe no brasil gripe nova gripe sintomas H1N1 H3N2 H3N3 influenza influenza crianças influenza rio influenza sintomas KN95 máscara eficiência máscara gripe máscara influenza máscara preço máscara protege da gripe? n95 nova cepa nova variante O que é o Fapesp? O que quer dizer em despacho FAPESP? omicron omicron sintomas Parainfluenza 3 e 4 PFF2 pipe fapesp posso tomar da covid e influenza? quais estados têm surto de gripe? Qual a importância do investimento em pesquisas científicas? qual a melhor máscara? Qual a vacina de reforço para quem tomou a vacina contra Covid-19 CoronaVac? Qual é o aplicativo da carteira de vacinação da COVID-19? qual máscara usar no transporte público? Quanto é a bolsa FAPESP? que máscara usar? quem pode tomar a vacina da gripe Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 pode tomar outra vacina? Quem tomou a vacina Janssen contra a COVID-19 precisa tomar reforço? resfriado sage fapesp sintomas influenza sintomas ômicron sintomas.covid Surto de Covid-19 uso de máscara ao ar livre uso de mascara até quando uso de mascara atividade fisica uso de mascara atividade fisica faz mal? uso de mascara durante atividade fisica uso de mascara durante atividade fisica oms uso de mascara em sp uso de máscara em sp até quando uso de máscara na cidade de são paulo uso de máscara no brasil uso de máscara no rio de janeiro uso de máscara nos estados unidos uso de mascara obrigátorio vacina covid 19