O limite de 40% para empréstimo consignado por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai terminar no dia 31 de dezembro. Significa dizer que a partir do ano que vem, volta a ser de 35%.

Atualmente a margem é de 35% destinado à contratação de empréstimos e 5% para a utilização de cartão de crédito. Já o limite regular para a contratação de crédito consignado é de 35%, sendo 30% destinado à contratação de empréstimos e 5% com a utilização de cartão de crédito.

14° salário: comissão da Câmara aprova valor para beneficiários do INSS

A mudança que alargou o crédito foi tomada em março do ano passado, pelo presidente Jair Bolsonaro, para auxiliar durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19.

À época, ele sancionou, sem vetos, a Medida Provisória 1006/20, que ampliava a margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS de 35% para 40% do valor do benefício. O prazo final para as novas contratações de consignado, que era 31 de dezembro de 2020 na medida provisória, chegou a ser postergado para 31 de dezembro de 2021 ainda no ano passado, voltando apenas ano que vem para os 35% habituais.