Economia

Marcos Jorge: MDIC trabalhou nesses anos para aumento de investimentos

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, disse que o Brasil vem adotando medidas para a abertura da economia e que o governo atuou para aumentar a competitividade da indústria e os investimentos. Foi a última fala de um chefe do MDIC, pasta que foi incorporada ao Ministério da Economia, que será comandado por Paulo Guedes.

Em meio à discussão sobre a adoção de novas medidas para abertura comercial, Jorge lembrou relatório divulgado no fim de 2018 pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que apontou o Brasil como o país que mais adotou medidas de abertura comercial no mundo. Ele também citou a redução de tarifas para a importação de máquinas e computadores.

Em seu discurso na cerimônia de transmissão de cargo para Guedes, ele defendeu ainda o programa automotivo Rota 2030, que permite a redução de impostos para empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento. A manutenção do programa no novo governo ainda é incerta e Guedes é crítico da concessão de subsídios.

Jorge citou também a adoção do Portal Único de Comércio Exterior, que reduziu prazos e custos de exportações e importações. “Hoje, 100% das exportações são feitas pelo portal, o que reduziu o prazo de 13 dias para 6,4 dias. Em breve, teremos performance semelhante aos países da OCDE”, completou.

Para o ministro, a balança comercial, mesmo com saldo menor em 2018 (US$ 58,3 bilhões) do que em 2017 (US$ 66,9 bilhões), se mostrou mais dinâmica, com recorde na corrente de comércio e nas exportações. “Tivemos recorde nas exportações de soja, turbinas, petróleo e celulose”, listou.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel