Ela costuma ser chamada de startup, mas já está bem longe desse termo. A PSafe, empresa fundada em 2011 no Rio de Janeiro, especializada em segurança digital para mobile do sistema Android, acaba de anotar uma marca histórica: 100 milhões de downloads do aplicativo PSafe DFNDR Security. “Estamos ganhando até 150 mil novos usuários por dia”, diz Marco DeMello, CEO e fundador da empresa. Desde a sua criação, a companhia recebeu aportes que somam US$ 86,1 milhões e tem o modelo de negócios baseado em publicidade. O usuário baixa o aplicativo gratuitamente, mas aceita receber publicidade quando, por exemplo, atualiza o relatório de ameaças bloqueadas. “É possível também não receber publicidade, mas aí paga-se uma taxa anual de US$ 5”, diz DeMello.

Próxima de virar unicórnio

O crescimento da empresa foi acelerado nos últimos meses devido a sua expansão geográfica e, claro, a eficiência na segurança digital. “Bloqueamos mais de 1,1 milhão de ameaças por dia”, diz DeMello. Com presença maciça na América Latina, a PSafe abriu uma sede no Vale do Silício, em São Francisco, na Califórnia. “Já estamos entre os dez aplicativos mais baixados dos Estados Unidos”, diz DeMello. “À frente, inclusive, do WhatsApp.” Basta ver que o mercado americano já representa 20% do seu negócio e cresce a uma média de 30 mil novos usuários por dia. Indagado sobre a possibilidade de se tornar uma empresa unicórnio, jargão usado para definir startups com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão, DeMello não titubeia. “Acredito que estamos próximos.”

(Nota publicada na Edição 1039 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Cláudio Gradilone e Rodrigo Caetano)