Nesta altura da humanidade, você já deve saber que segurança digital é um assunto da maior importância, dada a nossa vida na internet e todos os dados que deixamos nela diariamente. O recente ataque hacker ao Facebook mostrou a fragilidade dos grandes sites contra hackers e golpistas.

Diante de todos os problemas, trazemos algumas dicas simples para deixar seu Windows mais seguro, prevenindo o usuário de maiores preocupações. Claro que dicas como ter senhas fortes e manter um backup de arquivos importantes são consideradas básicas. Abaixo, trazemos medidas pouco conhecidas mas facilmente aplicáveis que podem fazer a diferença na hora de navegar na rede.

Ligue o Windows Defender

Eu sei que você em algum momento de sua vida já se assustou com a horrível voz do Avast, que aparecia do nada anunciando atualizações. Mas foi-se o tempo da necessidade de programas externos de anti-virus. Atualmente, o sistema Windows vem com seu próprio software de segurança, o Windows Defender.

Para ligá-lo, é preciso ir no painel de controle do sistema operacional e escolher a opção de segurança do Windows. Lá clique em abrir Windows Security e ligue o Windows Defender. Com isso, você habilita o programa, que serve como um anti-vírus.

Mantenha controle do seu browser

Na internet 4.0, o browser tem função central, realizando quase todas as tarefas do seu computador. Por conta disso, é preciso dar atenção especial ao programa usado, seja Chrome, Firefox ou Edge. O primeiro passo para manter a segurança do browser é deixá-lo atualizado, algo que os programas mais recentes conseguem fazer enquanto você o utiliza.

Outro ponto para manter em mente são os plug-ins e add-ons, extensões que trazem novas funcionalidades ao browser. Para isso, é recomendável sempre checar os programas instalados no navegador, uma vez que eles tem acesso a tudo que você faz nele. Então sempre vá na página de plug-ins do seu browser (extensões no Chrome e Edge ou add-ons no Firefox) e veja o que está instalado, e sempre deixa aquilo que for essencial.

Cuidado com o que baixa

Essa dica pode parecer coisa de mãe, mas não deixa de ser importante: sempre saiba de onde você está baixando. Sempre dê preferência a sites oficiais ou programas disponíveis na Microsoft Store. Caso seja totalmente necessário baixar algo de algum site não-confiável, faça uma busca rápida na internet sobre o software, é possível encontrar fóruns que indiquem problemas na hora do download do programa.

Cheque as permissões de cada app

Assim como em aplicativos para celular, programas de computador precisam de acessos a determinadas áreas da máquina para poder funcionar. O Skype não funciona sem acesso a câmera e microfone, assim como o google earth perde funcionalidade sem poder acessar a localização do aparelho.

Assim, vá em nas configurações do sistema, e entre na seção de privacidade. Lá é possível ver as permissões dadas a aplicativos e sites específicos. Se quiser ver mais detalhes, vá no lado esquerdo da tela e veja as permissões específicas.

Determine senha para seu usuário

Essa dica entra na lista das óbvias, mas não deixa de ser importante. Com o desktop sendo cada vez menos usado, a navegação está migrando para laptops e tablets híbridos que podem ser levados para qualquer lugar. A mobilidade também liga um alerta de segurança, uma vez que seu aparelho pode ser roubado, ou esquecido em algum lugar público. Criar uma senha se torna uma prevenção contra este tipo de situação.

Só que mais importante que criar a senha, é configurar o Windows para que ele peça a chave de acesso todas as vezes que entrar em modo soneca. É preciso configurar também que o computador entre no modo soneca com poucos minutos de inatividade.