Economia

Mansueto: Se passou ideia que haveria aumento de gasto público, não vai acontecer

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse que houve um “ruído de comunicação” na divulgação do Pró-Brasil. “Se passou ideia que haveria aumento de gasto público, isso não vai acontecer “, afirmou.

Em live organizada pelo jornal Folha de S.Paulo, o secretário disse que é necessário um aumento de 5% a 7% do PIB de investimento para o Brasil crescer e não é possível aumentar o investimento público nesse montante.

O secretario ressaltou a necessidade de, após a pandemia, retomar a agenda de reformas para melhorar o ambiente de negócios e atrair investimentos privados. “O governo não vai sair gastando sem se preocupar com a sustentabilidade das contas. Não me preocupa um ano isolado, mas se país avança no sentido certo”, completou.

Ele lembrou que, mesmo com a polarização política, o país conseguiu um “consenso mínimo” para aprovar reforma da Previdência “robusta”. “Há boa vontade de todo mundo de acertar canal de comunicação e voltar a discutir reformas.”

Programas

Mansueto sinalizou que o governo poderá renovar programas de auxílio econômico caso os efeitos da pandemia de coronavírus perdure por mais de três meses, prazo dado para medidas como o auxílio emergencial de R$ 600 e a complementação para quem teve o salário reduzido.

Em live organizada pelo jornal Folha de S.Paulo, o secretário ponderou que o patamar atual de menos de 500 mortes por dia por coronavírus ainda é inferior do pico alcançado por outros países, como Itália e Espanha.

“Se ainda estivermos em risco daqui a três meses, teremos que ver. Se a situação continuar muito grave, teremos que ver quais programas serão renovados e em quais valores”, afirmou.

Veja também

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?