O grupo proprietário do Manchester City anunciou nesta quarta-feira (20) a compra do Sichuan Jiuniu FC, da terceira divisão do campeonato chinês. A aquisição, feita em parceria com a empresa de robótica UBTECH e a China Sports Capital, não teve o valor revelado. Este é o sétimo clube que o gestor do City engloba a sua rede de £ 2,5 bilhões, que ainda inclui equipes do Japão, Austrália, EUA e Uruguai.

“Hoje marca um excitante e novo capítulo no crescimento do City Football Group. A China é um mercado de futebol extremamente importante, no qual estamos focados há algum tempo”, disse Ferran Soriano, diretor executivo do Manchester City.

O Sichuan Jiuniu FC tem sede na cidade de Chengdu, na região sudoeste do país asiático e com 4,6 milhões de habitantes. O time tem um estádio com capacidade para 27 mil espectadores, mas não costuma atrair muitos torcedores. O Sichuan Jiuniu FC venceu apenas 6 dos 28 jogos disputados na última temporada.

A China está se destacando como um novo polo ao futebol mundial e o esporte recebe atenção especial do governo de Xi Jinping, que cogita inscrever o país para sediar a Copa do Mundo de 2030. O país também está na mira do Manchester United, maior rival do City. No ano passado, os “Diabos Vermelhos” anunciaram a construção de três arenas esportivas na China e o fortalecimento com os torcedores locais.