Giro

Manaus recebe cilindros de oxigênio de São Paulo

Crédito: Reprodução/Divulgação PM Manaus

No total, 386 cilindros de oxigênio foram transportados. Mais de 18 toneladas de cilindros de oxigênio líquido foram enviadas para a capital do Amazonas. (Crédito: Reprodução/Divulgação PM Manaus)

Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) carregados com cilindros de oxigênio chegaram em Manaus no início da madrugada desta sexta-feira, 15, vindos de São Paulo para ajudar na crise de saúde que assola o estado do Amazonas. Nesta quinta-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o governo não tinha transporte para enviar os cilindros por conta.

No total, 386 cilindros de oxigênio foram transportados. Mais de 18 toneladas de cilindros de oxigênio líquido foram enviadas para a capital do Amazonas. Eles serão utilizados pelos hospitais no atendimento aos pacientes da Covid no estado.

+ Governo da Venezuela se dispõe a ajudar Manaus a obter oxigênio
+ Pazuello diz que pasta vai priorizar entrega de oxigênio em Manaus

Durante transmissão ao vivo por uma rede social ao lado do presidente Jair Bolsonaro, Pazuello disse que há um “colapso” no sistema de saúde de Manaus. No último domingo, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), enviou um pedido de ajuda aos governadores do país por conta da “iminência de sofrer desabastecimento” de oxigênio.

Uma empresa fornecedora de oxigênio do governo do estado amazonense, também conseguiu disponibilizar cilindros para o Amazonas. A Polícia Militar do estado realizou a escolta de cilindros de oxigênio destinados a pacientes internados com Covid-19. Os cilindros chegaram pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e foram entregues à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), no bairro Praça 14, zona sul de Manaus, segundo nota da PM.

Ao todo, são 150 cilindros, sendo 80 destinados para o interior do estado e os outros 70 para unidades hospitalares da capital.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel