Proibidas e censuradas, as imagens de mamilos podem ser liberadas em breve. O conselho de supervisão da Meta, empresa que comanda o Instagram e o Facebook, deve acatar um pedido das redes sociais para esclarecer as regras sobre publicação de imagens com nudez. 

Vale lembrar, no entanto, que a reprovação das fotos postadas atualmente acontece quando são mostrados seios de mulheres; homens são autorizados a aparecer sem camisa e com mamilos à mostra no feed. Esse é também motivo de reclamações nas redes, já que a regra só vale para mulheres.

+ Meta anuncia Guilherme Horn como chefe do WhatsApp para América Latina

A polêmica repercutiu após um casal não binário ter a conta suspensa após postagem sobre cirurgia mamária. Os dois norte-americanos apareciam na imagem com mamilos cobertos. “O Conselho de Supervisão anulou as decisões originais da Meta de remover duas postagens do Instagram retratando pessoas transgênero e não-binárias com o peito nu”, informou o comunicado do Comitê.

A visão da Meta ainda é orientada por definições binárias de gênero, além da visão limitada sobre corpos masculinos e femininos. A revisão quer garantir que o princípio seja “regido por critérios claros que respeitem os padrões internacionais de direitos humanos”.

A abordagem deixa claro como as regras se aplicam a pessoas intersexuais, não binárias e transgêneros e exige que os revisores façam avaliações rápidas e subjetivas de sexo e gênero, o que não é prático ao moderar conteúdo em escala.

O Conselho de Supervisão considera que remover essas postagens não está de acordo com os Padrões da comunidade, valores ou responsabilidades de direitos humanos da Meta. Esses casos também destacam questões fundamentais com as políticas da Meta.

A orientação interna da Meta para moderadores sobre quando remover conteúdo sob a política de Solicitação Sexual é muito mais ampla do que a justificativa declarada para a política ou a orientação disponível publicamente. Isso cria confusão para usuários e moderadores e, como o Meta reconheceu, leva à remoção indevida do conteúdo.

O Conselho também recomenda que a Meta:

  • Defina critérios claros, objetivos e que respeitem os direitos para reger seu Padrão Comunitário de Nudez e Atividade Sexual Adulta, para que todas as pessoas sejam tratadas de maneira consistente com os padrões internacionais de direitos humanos, sem discriminação com base em sexo ou gênero;
  • Forneça mais detalhes em seu Padrão da Comunidade de Solicitação Sexual voltado para o público sobre os critérios que levam à remoção de conteúdo.
  • Revise sua orientação para moderadores sobre o padrão da comunidade de solicitação sexual para que reflita com mais precisão as regras públicas da política. Isso ajudaria a reduzir os erros de execução por parte da Meta.

Leia aqui a íntegra do Conselho de Supervisão.