Giro

Mais velho ou mais novo? Teste revela a idade biológica das pessoas

Crédito: Reprodução/Pixabay

Você sabia que o seu organismo pode funcionar como de um corpo mais jovem ou de um corpo mais velho, independentemente da sua idade? (Crédito: Reprodução/Pixabay)

Você sabia que o seu organismo pode funcionar como de um corpo mais jovem ou de um corpo mais velho, independentemente da sua idade? É cada vez mais comum ver jovens e adultos que sofrem com doenças da velhice, como diabetes, hipertensão e problemas na coluna. Isso acontece porque nem sempre a idade cronológica acompanha a idade biológica, que é a que realmente reflete o estado da sua saúde.



Atualmente, é possível descobrir a sua idade biológica por meio do exame realizado pela Biological Age, uma empresa brasileira de inovação biotecnológica.

+ Diferença de idade ao morrer chega a 22 anos entre bairros de SP

O BioAgeTeste utiliza o DNA extraído de uma amostra de sangue que será avaliado por qPCR, permitindo, então, quantificar o número de pares de bases que formam os telômeros — responsáveis por proteger as pontas dos cromossomos que guardam todo o material genético; cada vez que uma célula se divide, o telômero se encurta, até que quando muito curto não consegue mais proteger a célula e ela
torna-se disfuncional.

Nesta avaliação, o comprimento dos telômeros é comparado com uma curva de referência, ou seja, com tamanhos de telômeros esperados para uma população de pessoas saudáveis. A partir dessa comparação, estabelece-se a idade biológica do indivíduo, que deveria ser sempre menor do que a idade cronológica. Se não for o caso, há maneiras de trabalhar o organismo a fim de que ele consiga reverter esse processo realongando os telômeros. Isso mesmo: é possível reverter o envelhecimento celular. Mudanças no estilo de vida e outras estratégias de suplementações indicadas por profissionais de saúde bastam para, por meio da epigenética, reverter o envelhecimento.



O estilo de vida tem um peso de pelo menos 70% nesse cenário

Prática de atividade física regular, exposição ao sol para a produção de vitamina D e dieta equilibrada entre outras coisas são práticas capazes de ativar a enzima telomerase que vai realongar os telômeros mantendo, dessa forma, suas células saudáveis e funcionais e uma boa idade biológica, desacelerando o envelhecimento ou até mesmo revertendo o mesmo. Seja qual for o resultado, há sempre como melhorar a saúde. Na maioria dos casos, o processo envolve a mudança no estilo de vida e suplementação personalizada. O BioAgeTeste é um teste genético inovador indispensável para entender melhor sobre o nosso corpo e nossa saúde, além de identificar riscos e prevenir doenças de maneira personalizada.

Apesar de ser uma inovação, é uma tendência mundial. Algumas clínicas nos EUA e alguns países da Europa já usam esse exame como ponto de partida para as intervenções no sentido de melhoria da idade biológica.

Sobre a equipe

O projeto multidisciplinar da Biological Age é comandado por pesquisadores das áreas de Ciências Biológicas e Medicina com especialização em Genética e Biologia Molecular e Medicina Integrativa. Fazem parte os médicos Prof. Dra. Andréia Antoniolli, que atua na área de Medicina Integrativa há mais de 10 anos, Dr. Ian Antoniolli e os biólogos Dr. Adrivanio Baranoski e o Prof. Dr. Rodrigo Oliveira.


Veja também
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Vídeo: Motorista deixa carro Tesla no piloto automático e dorme em rodovia de SP
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?