Negócios

Mais rico do mundo, Elon Musk deve ampliar ainda mais sua fortuna

Crédito: Reprodução/Youtube

Elon Musk ofereceu U$ 5 mil, mas se recusou pagar U$ 50 mil para apagar conta de Twitter que rastreia suas viagens (Crédito: Reprodução/Youtube)

A queda de 12% nas ações da Tesla, seguindo uma tendência generalizada de baixa no mercado acionário neste início deste ano, fez Elon Musk perder U$ 30 bilhões até a última segunda-feira (24). No entanto, segundo a CNN americana, os próximos 12 meses podem ser os mais lucrativos da história ao homem mais rico do mundo.

CEO da Tesla, Musk não recebe salário ou dinheiro da empresa. Em vez disso, ele ganha opções de compra de ações com base no cumprimento de metas financeiras da empresa.



+ Investidores da Tesla querem que Musk devolva US$13 bi por acordo da SolarCity
+ Elon Musk ‘supera’ o Bitcoin e faz aposta ousada em criptomoedas; veja

Apesar de a recente desvalorização ter removido a Tesla das empresas com valor de mercado acima de U$ 1 trilhão, a fabricante de carros elétricos alcançou sete de suas metas financeiras até o momento. Duas foram alcançadas em 2019, outras duas em 2020 e três metas foram batidas nos primeiros nove meses de 2021.

Com esses resultados, Musk ganhou a opção de compra de mais ações da empresa. Analistas ainda esperam que a empresa atinja outras cinco metas restantes até 2023, o que aumentaria ainda mais a participação acionária do bilionário: ele poderia comprar 8,4 milhões de ações pelo preço de U$ 70,01 cada – o preço de mercado estipulado pelo acordo de metas financeiras firmado ainda em 2018.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Apesar das opções de compra de ações que Musk pode exercer nos próximos 12 meses, ele não deve ter de pagar por impostos nos próximos cinco anos, quando vence o prazo de compra das ações. Musk só pagaria pelas ações no momento da compra, o que fez no ano passado quando comprou 22,9 milhões de ações que expirariam em agosto deste ano, o que lhe rendeu uma taxação recorde de U$ 11 bilhões em 2021.

As mais recentes opções de compra de ações da Tesla vencem apenas em janeiro de 2028, então Musk só pagaria novos impostos em 2027. Atualmente, Musk possui 177,7 milhões de ações de sua empresa e, caso exerça o direito de compra, teria novas 59 milhões de ações.


O ranking de bilionários em tempo real da revista Forbes avalia a fortuna de Musk em U$ 238 bilhões.