Giro

Mais de 500 mil pessoas não tomaram a 2ª dose da vacina contra a covid

Crédito: Divulgação - Butantan

Dados mostram que o abandono vacinal - percentual de pessoas que iniciam a vacinação, mas não finalizam o processo - é de 14,13% no caso da Coronavac (Crédito: Divulgação - Butantan)

A vacinação contra a covid-19 no Brasil está esbarrando em mais um desafio: muitas pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante não estão voltando para a aplicação da segunda dose. A estimativa é que mais de meio milhão de pessoas que foram vacinados com a Coronavac no início da vacinação não retornaram para receber a segunda dose do imunizante.

De acordo com a Folha de S.Paulo, os dados mostram que o abandono vacinal – percentual de pessoas que iniciam a vacinação, mas não finalizam o processo – é de 14,13% no caso da Coronavac.

+ Fiocruz: aumento de casos de covid em menores de 59 anos supera 1.000%

Apenas a Coronavac foi considerada pelo levantamento porque o intervalo entre as duas doses do imunizante de Oxford/Astrazeneca é de 90 dias —as taxas de abandono dessa vacina, portanto, só podem ser calculadas a partir do final deste mês.

A Coronavac é a principal vacina contra Covid-19 aplicada no país e a segunda dose deve ser aplicada 28 dias após a primeira dose. Até quinta-feira (8), mais de 45 dias após o primeiro mês de vacinação no Brasil, 562,2 mil desses vacinados não haviam retornado para receber a segunda dose da Coronavac, conforme a Folha.

Ainda não há estudo científico publicado que analise a proteção com apenas uma dose única da Coronavac. Especialistas disseram ao jornal que o que se sabe hoje é que o organismo leva uma média de duas semanas após a segunda dose das vacinas para construir seu escudo protetor contra a Covid-19.

+ Jaguar Land Rover: a luta contra a falta de confiança dos consumidores

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel