Giro

Mais de 16 mil pessoas tomaram vacinas trocadas contra a covid, diz jornal

Crédito: Arquivo / Agência Brasil

Destas, 14.791 tomou a primeira dose contra a covid-19 com a Oxford/AstraZeneca e recebeu a segunda dose da Coronavac (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

Um levantamento mostrou que pelo menos 16,5 mil pessoas vacinadas contra a covid-19 no Brasil têm registro de primeira dose da vacina da Coronavac e a segunda dose da Oxford/AstraZeneca, ou ao contrário. As informações são do Datasus, sistema de informações do Ministério da Saúde, divulgadas pelo Jornal Folha S. Paulo.

Destas, 14.791 tomaram a primeira dose contra a covid-19 com a Oxford/AstraZeneca e recebeu a segunda dose da Coronavac. O restante do número, 1.735 pessoas, recebeu primeiro a Coronavac e depois a vacina de Oxford/AstraZeneca.

+ OMS: Brasil prometeu aumentar produção de vacinas contra covid-19 para si e Covax

As doses trocadas foram aplicadas em praticamente todo o país, com exceção do Acre e do Rio Grande do Norte. O estudo revelou ainda que 7 em cada 10 trocas de fabricantes na vacina contra covid-19 ocorreram em profissionais de saúde.



O Plano de Imunização Nacional (PIN) prevê a aplicação das duas vacinas na população brasileira, sem preferência por um dos imunizantes. No entanto, misturar dois fabricantes, um em cada dose, é considerado um erro de imunização.

Em nota ao jornal, o Ministério da Saúde afirmou que foi notificado sobre 481 ocorrências de aplicação de doses de fabricantes diferentes das vacinas da Covid-19. A pasta explicou que o acompanhamento de possíveis eventos adversos é de responsabilidade dos estados.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km