Tecnologia

Mais de 15 mil pessoas têm WhatsApp clonado por dia no Brasil

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

TSE informou que, em parceria com o WhatsApp, recebeu, em um mês, 1.020 denúncias de mensagens em massa com características de conteúdo eleitoral (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

Os usuários do WhatsApp devem ficar atentos para não cair em golpes. Só em setembro, foram 15 mil brasileiros com suas contas de WhatsApp clonadas por dia. Os dados foram levantados pelo dfndr lab, laboratório de segurança digital da Psafe.

Segundo informações da Tilt, São Paulo lidera o ranking de ataques, com 107 mil pessoas afetadas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 60 mil, e Minas Gerais com 43 mil. Em comparação com o mês anterior, o número de vítimas foi 25% maior. A estimativa é que 473 mil pessoas tenham sido vítimas do golpe.

+ TSE pretende rebater notícias falsas via WhatsApp durante eleições
+ Pix não vai atrapalhar o WhatsApp Pay, diz CEO da Visa Brasil

Normalmente, os golpistas convencem o usuário a informar por telefone o código de seis números enviado pelo WhatsApp por mensagem SMS, necessário para entrar na conta em outro celular.

Para convencer a vítima vale de tudo, desde falar que são pesquisas sobre seu histórico em redes sociais até o uso de convites falsos de artistas, apresentadores e jornalistas para eventos.

O WhatsApp informou, ainda conforme a Tilt, que não comenta pesquisas de terceiros. Os representantes do app disseram que implementaram um alerta nas mensagens de verificação de conta, avisando seus usuários a não compartilharem o código recebido via SMS. Essa senha é pessoal e dá a segurança necessária para o usuário acessar a conta.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel