Com 14,3% de participação no mercado cervejeiro brasileiro e de olho na retomada gradual da economia e de funcionamento de bares e restaurantes, o Grupo Petrópolis, dono da marca Itaipava, planeja acelerar seu crescimento nos próximos anos. Na semana passada, a companhia inaugurou, na cidade mineira de Uberaba, a maior de todas as suas fábricas, com 108 mil m² de área construída, o que equivale a quase 15 campos de futebol. É a oitava unidade da empresa, que já tem cervejarias em outros cinco estados – Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Os investimentos na unidade, que começaram em maio do ano passado, alcançaram R$ 1 bilhão, o que deve ajudar a empresa a aumentar o share em 1 ponto percentual até agosto de 2021. “Com a inauguração da fábrica em Minas Gerais e com a retomada do consumo vamos crescer em participação no Brasil”, disse Marcelo de Sá, diretor do Grupo Petrópolis. “Estamos otimistas porque essa inauguração leva as marcas a áreas que não chegávamos com tanta facilidade”, afirmou o executivo. A nova fábrica representa ainda um aumento de capacidade produtiva de 23,5% por ano, cerca de 860 milhões de litros de cerveja. A capacidade produtiva total do Grupo Petrópolis passará para 4,4 bilhões de litros por ano.

(Nota publicada na edição 1187 da Revista Dinheiro)