Maioria das Bolsas da Ásia fecha em alta, de olho em estímulos contra a crise

Manutenção de estímulos provoca alta nas bolsas (Crédito: Pexels)
A percepção de que as principais economias globais e seus bancos centrais terão de gastar mais para financiar a recuperação da economia após a crise da covid-19 alimentou o rali na maioria das bolsas da Ásia e da Oceania nesta quinta-feira. Essa visão geral ofuscou uma tendência de realização de lucros, vista ao longo da quarta-feira em Wall Street e na Europa.
A percepção de mais estímulos ganhou gás com a ata da mais recente reunião de política monetária do Federal Reserve. O documento registrou que houve discussões do Fed para remanejar a sua política de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês). “A mensagem que eles enviam é que provavelmente veremos mais mudanças (leia-se “aumentos”) no QE logo na reunião de meados de dezembro”, resume o estrategista global do Rabobank, Michael Every, em relatório. Mais apoio monetário é, em última instância, positivo para o mercado de ações.
+ Bolsas de NY fecham mistas em dia de ata do Fed e indicadores nos EUA
+ Com fluxo, Bolsa emenda terceiro ganho, em alta de 0,32%
Entre os bancos centrais da Ásia e da Oceania, a mensagem de manutenção de estímulos foi ecoada pelo da Coreia do Sul. A instituição manteve o juro básico em 0,50% e, embora tenha elevado a projeção de crescimento do ano que vem de 2,8% para 3,0%, sinalizou taxas baixas até que a recuperação econômica se estabilize.
Desta forma, o índice Kospi, da Bolsa de Seul, terminou em sua máxima histórica, aos 2.625,91 pontos (+0,94%).
No Japão, o índice Nikkei se manteve nos mais altos níveis desde maio de 1991, aos 26.537,31 pontos (+0,91), na esteira do otimismo global.
O Hang Seng, de Hong Kong, subiu aos 26.819,45 pontos (+0,56%).
Na China, o Xangai Composto avançou aos 3.369,73 pontos (+0,22%), mas o Shenzhen Composto cedeu aos 2.349,92 pontos (-0,39%).
A força da realização de lucros recentes encontrou um mercado com menos liquidez, por causa da preparação ao feriado norte-americano de Ação de Graças.
Na Oceania, a Bolsa de Sydney cedeu aos 6.636,40 pontos (-0,70%) e a de Wellington recuou a 6.848,80 pontos (-0,57%).
*Com Dow Jones Newswires
Veja também
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel
Tópicos
ações alta Ásia bancos centrais bolsa de valores hoje bolsa de valores mundo bolsas da ásia bolsas de valores China como está operando a bolsa de valores hoje Coreia do Sul coronavírus Covid-19 economias globais estímulos Federal Reserve investidores Investimentos Japão lucros Oceania pandemia recuperação da economia recuperação pós covid