Política

Maioria apoia abertura de processo de impeachment contra Bolsonaro, diz Datafolha

Crédito: REUTERS/Adriano Machado

Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto (Crédito: REUTERS/Adriano Machado)

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) – A maioria dos entrevistados em pesquisa Datafolha apoia a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, a primeira vez que um levantamento do instituto apontou apoio superior a 50% à abertura de um processo de impedimento de Bolsonaro, publicou o jornal Folha de S.Paulo em seu site neste sábado.

De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados apoiam a abertura de um processo de impeachment contra Bolsonaro, ante 42% que se disseram contrários a tal medida. O percentual dos que não souberam responder foi de 4%.

+ Após declarações de Bolsonaro, partidos divulgam nota em defesa da democracia



Na pesquisa anterior, feita em maio, 49% eram favoráveis à abertura de processo de impeachment contra Bolsonaro, 46% eram contra e 4% não responderam.

O aumento do apoio à abertura de um processo de impedimento contra Bolsonaro, apontado pelo Datafolha, acontece em um momento em que o Brasil registra mais de 530 mil mortos pela Covid-19 e em que o presidente vê membros de seu governo envolvidos em suspeitas de irregularidades nas tratativas para compra de vacinas contra Covid-19, investigadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid no Senado.

Bolsonaro, que é ex-deputado federal, também teve o nome envolvido em suspeitas de desvio de recursos públicos por meio do esquema conhecido como rachadinha, quando parlamentares se apropriam de parte dos salários dos funcionários de seu gabinete.

O presidente ainda é alvo de um inquérito que apura se ele cometeu o crime de prevaricação, após o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) afirmar à CPI da Covid que o alertou sobre alegadas irregularidades envolvendo as negociações para compra da vacina indiana contra Covid-19 Covaxin. Neste sábado, Bolsonaro disse que tomou providências após o encontro com o deputado.

O Datafolha ouviu presencialmente 2.074 pessoas maiores de 16 anos, entre quarta e quinta-feira. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6907Z-BASEIMAGE

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago