O maior vazamento de e-mails e senhas da história foi descoberto nesta quinta-feira (17) pelo pesquisador de segurança australiano Troy Hunt. Segundo o especialista, 772.904.991 e-mails e 21.222.975 senhas diferentes foram vazadas através de um arquivo de 87 gigas, cujo upload foi feito no sistema de cloud MEGA, com 12 mil arquivos no total.

Hunt descobriu o arquivo, que está sendo chamado de “Collection #1”, após diversas fontes terem comentado com ele sobre um conjunto de dados que estava sendo compartilhado em fóruns de hackers. O grande ponto deste vazamento é que a database que circula na internet contém senhas “desembaralhadas”, indicando que hackers conseguiram quebrar os códigos que as tornavam ilegíveis.

Segundo Hunt, o grande problema deste vazamento é que ao hackear as senhas junto com e-mails, hackers poderão invadir outras contas que usam da combinação para realizar o acesso. Segundo o levantamento feito pelo especialista, 140 milhões de e-mails e 10 milhões de senhas nunca haviam vazado, indicando que o compilado não traz apenas informações divulgadas anteriormente.

O próprio Hunt tem uma página para consultar se suas seu e-mail e senha foram vazados, e que hoje foi atualizada com o mais novo ataque hacker. Acesse este site para descobrir se os dados da sua conta de e-mail foram vazados e este para saber se sua senha consta na lista.