Hoje, excepcionalmente, o tema aqui não é vinho e sim uma dica de agenda gastronômica-cultural, o Smorgasburg. Esse evento de nome estranho nasceu em Nova York e já chegou a Miami, Los Angeles, Tóquio, Toronto e São Paulo, onde a primeira edição foi realizada em 2019 pela plataforma Pipoca. Suspenso por dois anos devido à pandemia, o maior festival de comida de rua do mundo volta ao Brasil agora, dias 23 e 24 de julho, com entrada gratuita, no Obelisco do Ibirapuera, das 11h30 às 19h30. Segundo os organizadores, serão 100 operações de comida, palcos de música e um beer garden.

“Na estreia do Smorgasburg no Brasil conseguimos trazer diversas inovações gastronômica”, afirmou Rogério Oliveira, sócio da Pipoca, hoje a maior produtora de blocos de carnaval de rua do Brasil. “E este ano o festival não vai ter fim: nasce oficialmente a comunidade Smorgasburg Brasil nas plataformas digitais, criando o que temos certeza que será a maior comunidade de gastronomia informal no País”.

+ Casa do Porco é único brasileiro nos 10 melhores restaurantes do mundo

Ramen Burguer
Ramen Burguer, criado para a primeira edição do evento (Crédito:Divulgação)

O Ramen Burguer (ao lado) é um exemplo do tipo de inovação gastronômica a que Oliveira se refere e que tem a cara do Smorgasburg. Ele foi criado exclusivamente para o festival de São Paulo em 2019, pelo Vinil Burger.

Além da comida, o evento terá de atrações musicais de diversos estilos: jazz, folk e reggae, em apresentações de Carolina Borelli & Jazz Band, Maíra Tonezzer, Marley Nights e Folk Joy. O público esperado para este fim de semana é de 100 mil pessoas, a exemplo do que compareceu à primeira edição.

A entrada é gratuita mediante a apresentação de ingressos que podem ser obtidos no site sympla.com.br. Confira abaixo algumas fotos do evento de 2019, em São Paulo. Mais informações no instagram.com/smorgasburgbrasil.