A Intu, empresa que ocupa o destaque de maior proprietária de shoppings no Reino Unido, anunciou nesta sexta-feira (26) que está entrando em processo de insolvência. A companhia possui mais de 4,5 bilhões de libras (US$ 5,6 bilhões) em dívidas e não conseguiu chegar a um acordo com seus credores.

Segundo a CNN, as ações da administradora caíram mais de 54% após os anúncios desta sexta-feira. São mais de 17 shoppings no Reino Unido e dois na Espanha, reunindo 800 marcas e mais de 400 milhões de clientes trafegando por esses espaços anualmente.

+ Japão dá seis semanas ao Reino Unido para fechar acordo comercial
+ Inglaterra reabre restaurantes, hotéis, salões, cinemas e museus em julho

Os centros comerciais seguirão abertos durante o processo e os lojistas terão que entrar em acordos de transição com a KPMG, empresa responsável por administrar a situação.

O problema agora é que a maior parte desses lojistas estão quebrados, devido aos efeitos da severa quarentena que o Reino Unido passou contra a covid-19. A Intu disse que recebeu apenas 29% do aluguel dos inquilinos nos últimos meses, uma defasagem de 77% do registrado no mesmo período do ano passado.