Todos sabemos que os maias são um povo cheio de mistérios. Agora, descobriu-se que os maias construíram uma enorme pirâmide com rochas vulcânicas. Provavelmente a pirâmide com rochas vulcânicas foi feita para homenagear um vulcão.

Há 1.500 anos, os construtores maias criaram uma pirâmide com rochas vulcânicas maciça ejetada de um vulcão durante uma erupção tão forte que gelou todo o planeta.

+ Lava de vulcão das Canárias chega ao mar

Então, em 539 DC, onde se encontra atualmente San Andrés, El Salvador, a caldeira Ilopango entrou em erupção, consagrando-se o maior evento vulcânico na América Central dos últimos 10.000 anos.

A erupção ficou conhecida como Tierra Blanca Joven (TBJ). Enfim, como resultado, foram produzidos fluxos de lava que se estenderam por dezenas de quilômetros. Então, tantas cinzas foram expelidas que a atmosfera sobre a América Central que todo o hemisfério norte foi resfriado.

A pirâmide com rochas vulcânicas se encontra a cerca de 40 quilômetros do vulcão Vale Zapotitlan. A análise recente da pirâmide revelou que os construtores mais misturaram blocos de pedra corta e terra com blocos esculpidos em tephra, uma rocha ejetada por um vulcão.

Essa foi a grande evidência de que o material que o vulcão expeliu foi usado na construção da pirâmide maia e pode refletir o significado espiritual dos vulcões na cultura maia.

Os estudiosos debatem há décadas sobre sua data de construção. Enquanto uns argumentam que ele encontrou em erupçao entre 70 e 400 dC.

Contudo, por uma datação de radiocarbono, que compara proporções de isótopos de carbono radioativo, em troncos de árvores de El Salvador sugeriu que 539 DC era uma estimativa mais precisa.

A pirâmide campana está no topo de uma plataforma de quase 6 metros de altura, 80 metros de comprimento, largura e 55 de largura. Além disso, a plataforma possui quatro terraços e uma ampla escadaria central.

Ele foi o primeiro edifício público do vale de San Andrés depois da erupção do vulcão, o qual provavelmente enterrou parte do cale sob quase 2 pés (0,5 m) de cinzas, de acordo com o estudo.

A idade da estrutura, depois das amostras de carbono, foram retiradas de materiais de construção da pirâmide, dantando as entre 545 DC e 570 DC. Em vista disso, parece que as pessoas começaram a construção da pirâmide com rochas vulcânicas antes do previsto, depois de cinco anos da erupção.

Normalmente esse tipo de desastre está ligado a civilizações antigas. Contudo, na estrutura de campana é uma história bem diferente. Desse modo, mostrou-se que os povos antigos tinham uma ótima capacidade de reconstrução, mesmo quanto se trata de pirâmides com rochas vulcânicas.